Chutneys

Nada melhor que um acompanhamento refinado para distinguir até um prato banal... tudo altera-se... transforma-se, torna-se incomparável....


" Chutney é uma palavra inglesa, emprestada do Hindi, que descreve um condimento usado no sul da Ásia. Os Chutneys geralmente contêm uma especiaria e uma mistura de vegetais.
Os Chutneys podem ser húmidos ou secos. A palavra Hindi Chutney refere-se às preparações frescas e em conserva, muitas vezes, adocicadas. Pelo menos, em várias línguas indígenas do Norte da Índia, usam a palavra apenas para preparações frescas. Já em paquistanês (Pickle Acar) aplica-se a uma conserva, que muitas vezes contêm óleo, mas raramente são doces. Vinagre ou sumo de frutas cítricas podem ser também adicionados como conservantes, ou pode ser usada a fermentação através da presença de sal para criar um aroma ácido.
No passado, os chutneys eram moídos com um pilão de pedra ou um ammikkal (Tamil). Hoje em dia, liquidificadores eléctricos substituem os instrumentos de pedra. Diversas especiarias são adicionadas e normalmente, numa ordem específica; a pasta molhada, portanto, é feita de refogados em óleo vegetal, geralmente Gingelly ou óleo de amendoim.

Não há limite para o número possível de chutneys, pois podem se fazer a partir de praticamente qualquer vegetal, fruto, planta ou especiaria, ou até de uma combinação entre todos. Os Chutneys dividem-se em dois grandes grupos, doces e quentes, e ambos, geralmente, contêm diversas especiarias, incluindo pimenta, mas diferem no seu sabor principal. Os tipos de chutney e suas preparações variam amplamente em todo o Paquistão e Índia (...)".   (Retirado da Wikipedia) 






1 comentário: